O primeiro negro Fabricante de Pianos

O primeiro Africano-Americano Piano Fabricante

WILLARD JENKINS

O high-end Setai Fifth Avenue Hotel, em Nova York, agora chamado Langham Place, levou em um dos pianos de Warren Shadd.

Cortesia de Warren Shadd

No Mid-Atlantic Jazz Festival, em fevereiro, não pude deixar de notar o novo piano de cauda marcante no palco principal, estampada com o nome Shadd. Quando os muitos pianistas realizadas naquele fim de semana sentou-se para golpear as chaves, foi igualmente fácil de detectar a sua alegria no instrumento.

Esse piano era o produto de um pioneiro no seu campo. O Shadd em questão é jazz baterista Warren Shadd, o primeiro fabricante de pianos Africano-Americano. Isso faz dele o primeiro comercial de grande escala fabricante do instrumento Africano-Americano, período.

Para Shadd, tomada de piano é parte de seu direito de primogenitura. Seus avós eram músicos: Sua avó era pianista ragtime no Sul nos anos 30, e seu avô inventou (e realizado em) um conjunto de tambores desmontável. (. Ele nunca patenteou, uma lição aprendida seu neto) O pai de Shadd era ele mesmo um técnico de piano, restaurador, construtor e intérprete -, bem como um trombonista. E a tia de Shadd foi o pianista Mestre NEA Jazz e vocalista Shirley Horn. Uma criança prodígio, jovem Warren fez sua própria estreia em concerto aos 4 anos.

Shadd Pianos estão agora em igrejas e salas de concerto por todo os EUA – incluindo o conjunto de American Idol , onde a casa tecladista Wayne Linsey vai jogá-lo no episódio de quarta-feira à noite. Em uma recente visita à casa de Warren Shadd em um subúrbio de Washington, DC – uma casa que funciona como sala de exposições do Piano Shadd – ele falou sobre sua vida e obra.

Willard Jenkins: O que despertou seu interesse inicial em pianos?

Warren Shadd: Meu pai era o técnico do piano exclusivo para o Howard Theatre, então eu gostaria de ir para lá com ele quatro vezes por semana e ver James Brown, Count Basie, [Duke] Ellington, Pearl Bailey, Peggy Lee, Art Blakey e o Jazz Messengers … ensaiando. Eu veria isso o dia inteiro, todos os dias. A partir do momento que eu acordei, havia ensaios da banda. Shirley Horn ensaiando no meu porão com Billy Hart e Marshall Hawkins … Tivemos pianos em todos os lugares em minha casa, da garagem para o porão, às vezes até mesmo um dos pianos verticais sentados na cozinha, [Risos.] E músicos viriam sobre a nossa casa depois do show e jogar toda a noite: Cara Brown, Bernard Sweetney, Steve Novosel, Roberta Flack …

Meu pai quer que eu faça pequenos reparos no piano. Quando ele passou a estes de piano [reparação] empregos, ele iria me levar com ele para ver o que a coisa toda foi sobre … e eu nunca iria querer ir. Eu só queria ficar em casa e tocar bateria; só queria ser Warren Shadd o baterista. Exceto quando ele disse que estava indo para o Howard Theatre – Eu estava no carro antes de chegar lá! Eu queria ver todos esses gatos ensaiar, ver o show … Eu conheci Grady Tate quando eu tinha uns 6 anos, brincando com Jimmy Smith, então foi um círculo completo e tocou com Jimmy Smith mim mesmo.

Warren Shadd aos 13 anos.

Warren Shadd aos 13 anos.

Cortesia de Warren Shadd

Como eu progredi e aprenderam mais sobre a tecnologia de piano, eu nunca aspirou a; Eu só sabia como fazê-lo.Eu diria, ‘Piano é o que eu sei, tambores é quem eu sou. “Como eu fui lá fora e excursionou com atos diferentes, fiz um monte de shows da Broadway e ficou um pouco cansado da estrada, eu aprendi a melodia, reconstruir e restaurar pianos. Gostaria de aproveitar esses pianos até as porcas e parafusos e construí-los de volta apenas por diversão, apenas para um hobby. Gostaria de ter grandes pianos verticais ou integrais apart, construí-los de volta com tudo reacabado – cordas novas, novo tampo, as novas chaves, novos marfins – para se divertir. E então meu pai iria vender o piano. [Risos.] Eu tinha uns 12, 13 anos quando eu comecei a fazer isso.

O toca-discos foi sempre vai, a partir de Sonny Stitt Low Chama álbum, a Count Basie, de Buddy Rich, de Miles, de Wilson Pickett, Otis Redding, o James Gang, Iron Butterfly – Eu tinha um potpourri real e compreensão de todos os gêneros de música.Enquanto eu estava fazendo essa coisa de piano apenas para os pedaços dele, eu também estava se apresentando com um monte de gente. Depois que eu cheguei até o ensino médio, eu fui a Howard University e estava na big band com Wallace Roney, Geri Allen, Gary Thomas, Noble Jolley Sr., Carroll Dashiell e Paul Carr.

Quando meu pai morreu, em 1993, eu assumi a Full Tilt negócio piano, porque ele tinha todos esses clientes para tuning, reconstrução e restauração. Ele praticamente teve Washington, DC, totalmente costurado com todos os pianos da igreja. Então, quando eu assumiu o controle, eu já tinha uma base de clientes – não era como se eu tivesse que começar tudo de novo. Tivemos todos esses contratos com igrejas.Chegando como a segunda geração deste negócio foi fenomenal para mim. Seguro de ser um músico em turnê, foi um trabalho interno.

Como a indústria mudou um pouco, descobri que a reconstrução pianos não era tanto o que eu realmente queria fazer financeiramente. Gostaria de aproveitar esses pianos e lindamente restaurá-los … e alguém diria ‘OK, eu vou dar-lhe US $ 600 para ele …’ [Risos.] Eu sou como, ‘Cara, mesmo as novas cordas Coloquei Este custo quatro vezes mais! ” Então eu meio que migrou para fora desse negócio de restauração em fazer afinações e trabalhos de reparação.

Também gostaria de trocar peças. Eu pegaria um tampo de um Steinway e colocá-lo em um Baldwin para ver que tipo de reação que daria, a compreensão da engenharia, a compreensão de que lado vibra mais. Eu trocar cordas, colocar nas cordas mais pesadas, cordas mais leves, para atingir um determinado tipo de som. Ser um músico, eu tenho uma vantagem de entendimento que os músicos querem eo que eles querem ouvir. Se eu posso comparar aqui – o Sr. Steinway não tocar piano, a Yamaha não, Kawai não, Bosendorfer não, Fazioli um pouco … Eles são engenheiros e empresários;Eu sou um músico e um engenheiro e empresário. Eu tenho um pouco de uma vantagem musical. O que eu estou artesanato é um instrumento musical e todos os componentes diferentes que entram em que, especialmente as peças musicais.

Em que momento você se decidir a fabricação de pianos?

A partir de igrejas e afinações especialmente sinfônicas, você entendeu que o piano teve uma desvantagem em termos de pianistas especialmente a possibilidade de se ouvir jogar, porque na igreja você está em concorrência total, com o Hammond B-3 órgão ou o órgão de tubos, o bateria, o baixo, a percussão, o coro e da congregação.Eles iriam colocar microfones no piano, mas eles não foram colocados à direita para dar-lhe o som mais opulento do piano. Você teria que jack totalmente até que o som para o pianista para se sentir realmente confortável. Na sinfonia, haveria um monitor de chão, mas você está totalmente cercado por todos estes instrumentos de corda e você ainda está em desvantagem … e você acabou de fazer o papel.

Minha primeira idéia foi aumentando o volume do piano acústico, por si só, sem qualquer tipo de aparelhos eletrônicos. Mesmo se você adicionar eletrônica, você terá mais de som, porque a origem do piano terá mais som, mais volume a ele sem distorcê-la – o que é importante, também. Há um piano no mercado, que é um pouco alto, mas como você joga-lo mais alto, tem distorção. O tampo não é feito tão bem que ele pode tomar esse tipo de batendo. Meus pianos: Você pode ficar com eles e você não vai obter qualquer tipo de distorção.

Estudei e pesquisei na biblioteca e escreveu uma dissertação. Voltei para alguns desses pianos antigos restaurados I, e gostaria de experimentar com o tampo. Eu escrevi este material em folhas de papel notebook e apenas colocá-lo fora, realmente não penso muito sobre isso. Um dia, eu estava afinando um piano na casa de este velho Mr. Tucker. Como eu estou ajustando seu velho piano vertical, ele começou a choramingar.Eu disse: ‘Sr. Tucker, o que está acontecendo? ‘ Ele disse: “Está tudo bem, Shadd, está tudo certo.” Então eu vou sobre o ajuste do piano, em seguida, ele realmente começa a chorar muito. “O que está errado, o Sr. Tucker? Ele disse, ‘Shadd, ver que piano? Veja esse nome na frente dele? Isso deve dizer Shadd, porque você é o único! ” Eu disse, ‘OK, o Sr. Tucker, eu tenho essas idéias, eu vou voltar e estudo. ” Ele praticamente plantou a semente.

Voltei e soprou o pó dessas idéias antigas que tinha sido sentado em um armário, e eu comecei a tentar envolver algumas destas peças e colocar algumas dessas velhas idéias eu tivemos juntos. E então eu disse: ‘Por que não tentar fazer algumas dessas coisas eletronicamente? Então eu construí este protótipo piano. Levei dois verões e lá está ele [apontando para um high-tech piano de cauda na sala ao lado]. Eu coloquei um sistema de áudio no piano onde os oradores estão bem na frente do piano, para que o som vinha direito de o pianista eo pianista pode ouvir-se jogar. E eu coloquei falantes sob o piano e um subwoofer para que possa obter toda a gama de piano e controlar o volume e gráfico equalizar cada seção do piano – baixo, alto, tenor e agudos – assim que você poderia ir para cada seção do piano e personalizá-lo apenas como aquele. Eu fui mais um passo e fez MIDI, para que você possa jogar todo o seu sintetizador eletrônico sons do piano.

Para fins educacionais, fiz este piano interativo. Eu coloquei um computador sob o piano e eu construí esta 24 “touchscreen na parte da frente e uma 13” tela à esquerda e abrangeu filmadoras em todo o piano. Assim, por outro lado, de forma interativa, seu professor de piano pode vê-lo, você pode ver o seu professor de piano, eles podem ver o nosso rosto, torso, mão esquerda, mão direita, o movimento do pedal, e ensinar de forma inteligente em qualquer lugar do mundo … à distância aprendendo ali mesmo ao piano.

A partir desse ponto, você também pode ter a sua banda na outra tela, assim você pode até mesmo faixas cortadas com a sua banda ao vivo e em tempo real. Você pode ensinar e você pode marcar em seu touchscreen como você está assistindo a isso, por isso é como uma oficina total de direita na frente do piano. Agora você pode competir em um ambiente de igreja, em um ambiente sinfônico, porque agora você tem o direito de volume em seu rosto. Mas, mesmo levando-a para um outro nível … Eu tenho um [de piano] banco que tem som surround; tem um subwoofer nele. Então, agora, você não apenas ouvir a música; você sente a música, de modo que todas as nuances que você joga no piano até o pianíssimo triplo … você sente tudo o que você está jogando.

A partir daí, eu disse: ‘Deixe-me voltar para o piano acústico e ver como posso aplicar algumas das coisas que a estes novos pianos.’ Então eu incorporei um monte de tecnologia soundboard que eu inventei – e eu tenho as patentes de toda esta tecnologia, ao contrário do meu avô com o conjunto de tambor desmontável. Montei uma equipe Uma das fabricantes de piano em todo o mundo e de certa forma o melhor dos melhores escolhidas a dedo. Eu disse que quero que você faça isso … de acordo com as minhas patentes e desenhos.

Meu primeiro piano, eu vendi para o Hotel Setai, em Nova York, agora chamado de Langham Place Hotel, e eles tocam jazz lá neste Piano – sete dias por semana. Eu estava tentando fazer com que uma empresa de piano especial para construir meus pianos. Quando eu liguei, eles disseram: ‘Nós vamos construir seus pianos se você nos trazer mil assinaturas de pessoas que compram seus pianos.’ Um amigo meu sugeriu indo para a Oficina Gospel da América, a grande convenção de todos os ministros de música e curadores. Acontece anualmente, e eu estou pensando nesse momento tudo que eu tinha era a papelada: Eu tinha uma patente provisória, mas nenhum protótipo piano.

Como é que eu vou ir lá sem um piano? Hammond Organ, Yamaha vão estar lá, e eles vão ter instrumentos. Então, eu só vou estar lá vendendo um piano sem um piano? Eu tinha essas grandes cartazes feitos para colocar em cavaletes e colocar tudo isso em um SUV e viajou até Detroit. Eu comprei uma mesa de canto, porque as pessoas estavam indo para vir a você em ambos os lados em vez de ser no meio de uma linha reta no salão de exposições. Eu tinha esses banners fez o que disse, ‘Primeira fabricante de pianos Africano-Americano.’ Eu fiz um vídeo de toda a tecnologia proposta. Mas eu ainda não tinha um piano. [Risos.]

Eu tenho um monte de família em Detroit, então eu tenho um par de primos com pranchetas, de fora da minha cabine para conseguir essas assinaturas – o nome de sua igreja, o seu ministro do nome da música, que tipo de de piano que tinham em sua igreja, quantos pianos que iriam substituir se eles foram capazes, e quantos iriam substituir com o Piano Shadd baseado na tecnologia que você vê [em sua apresentação cabine]? Eu acabei com 864 assinaturas em quatro dias. Eu tenho o resto deles de escolas públicas DC.

Eu tinha seis pessoas em todo e três de profundidade a todo tempo. Eu não tinha idéia que ia ser este muito interesse. Esta senhora pequena igreja com um chapéu pillbox aponta-se para o cartaz e diz: “Você quer dizer, nós temos um piano! ” Quando ela disse isso, foi como se todo o lugar parado – ele ficou em silêncio para mim, eu não ouvi uma palavra. Naquele momento, eu sabia que isso não era sobre mim; este foi muito maior do que eu. Eu estou pensando que eu sou um canal, sendo a primeira fabricante de pianos Africano-Americano, e alguns diriam a primeira fabricante de instrumento musical Africano-Americano – não fazemos trompetes, trombones, tubas …

Qual foi a reação dos jogadores para o seu piano?

Pianista Christian Sands está com um Piano Shadd no Jazz Festival Mid-Atlantic em 2014.

Cortesia de Warren Shadd

Foi meio difícil inicialmente para obter gatos para vir aqui e jogar o piano. Um gato – depois que ele saiu e tocava piano e foi esmagada – disse: ‘Você sabe, eu tenho que pedir desculpas. Eu não sair no início porque eu não queria ficar desapontado! ‘

Como você vai sobre como conectar com jogadores de piano?

Um jogador de cada vez. Eu chamo gente, eles vêm, eles jogam o piano, e eles estão impressionados. Barry Harris estava aqui há três semanas e ele trouxe um pouco de atenção para algumas outras pessoas sobre este piano.Músicos da igreja estão aqui o tempo todo. Eu sei que há uma responsabilidade com isso, para fazer o melhor de piano – não um dos melhores – o melhor piano, período, em todo o mundo, e isso é o que eu acredito que eu fiz. Como um povo, não podemos ser paralela; temos que ser três vezes como bom. Eu sou um perfeccionista, por isso, todas as nuances que vai para este piano tem que ser o melhor.

Deixe um comentário

